Metodologia

Metodologia MMC

Prática do Monitoramento Mirim Costeiro

O que as crianças aprendem no monitoramento?

Ao longo do projeto, os alunos aprendem sobre a origem dos oceanos, sua importância ambiental e socioeconômica no mundo, ecossistemas marinhos e biodiversidade associada, dinâmica costeira, tipos de praias, formação geológica das areias, formação e processo de quebra das ondas, marés, função das dunas e segurança no banho de mar.

O que as crianças monitoram nas praias?

1. Condições meteorológicas do dia: cobertura de nuvens, temperatura do ar e da água do mar, direção e intensidade do vento, tamanho das ondas do mar, nível da maré e fase da lua.
2. Análise da qualidade da água do mar: oxigênio dissolvido, pH, amônia, nitrito, nitrato, fosfato e coliformes fecais são analisados com um EcoKit.
3. Monitoramento dos objetos na areia das praias: são demarcados na areia três (03) transectos com cinco (05) quadrados de 2 x 2 m, perfazendo uma área de pesquisa de 20m² por grupo (totalizando 60m² de área pesquisada). Os alunos, cavam, peneiram, observam e anotam em suas planilhas de campo o que encontram na área pesquisada, separando os objetos em duas bandejas: uma do material natural da praia e a outra do material não natural (resíduos).
4. Vistoria da praia: observa-se e anota-se quais estruturas existem para ordenar e proteger as praias, para que haja o mínimo de impacto possível no uso deste ecossistema, bem como quais atividades são realizadas neste ambiente, como pesca, esportes, etc.
Atividades Monitoramento Mirim Costeiro

Sobre a Metodologia Pioneira do MMC

A metodologia de ensino desenvolvida a partir de 2012 pelo Monitoramento Mirim Costeiro - MMC, fomenta a aprendizagem sobre os Oceanos (Ocean Literacy) através da pesquisa-ação, do experimentar, do aprender-fazendo, dentro do contexto socioambiental local. É uma metodologia pioneira que se fundamenta nos princípios da Ciência Cidadã, onde as crianças se tornam as protagonistas da pesquisa realizada nas praias do seu município, passando a ser Monitores Mirins Costeiros e Guardiões do litoral em que vivem.
Atividades Monitoramento Mirim Costeiro
Por meio da instrumentalização das crianças com ferramentas de pesquisa, provocamos nelas o senso de curiosidade, de exploração, de desbravamento e conhecimento do ‘novo’. Essas sensações alimentam o interesse e o desejo de conhecer e investigar o ambiente que está sendo pesquisado. Como resultado, nota-se nas crianças o despertar do envolvimento e da motivação durante o processo de aprendizagem que estão vivenciando. São sensações como estas que aumentam a ‘potência de ação’ do indivíduo em transformar sua realidade, engajando-se na busca e construção de caminhos de transformação dos problemas a que estão se deparando.
Atividades Monitoramento Mirim Costeiro
Essa metodologia foi reconhecida como uma Tecnologia Social em 2017 pelo seu caráter inovador e potencial de replicação, compondo a plataforma da Rede de Tecnologias Sociais, bem como fomos reconhecidos pelo Ministério da Educação em 2016 como Instituição que promove  Inovação e Criatividade na Educação Básica do Brasil.

Nossa Tecnologia Social vai ao encontro das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996), estando comprometida em trazer qualidade para o processo educacional, agregando atividades transdisciplinares que complementem o conteúdo curricular escolar com práticas inovadoras de aprendizagem.

Vídeo explicativo
sobre a Metodologia

 
logo21-a.png

Siga-nos

® MMC 2024. Todos os Direitos Reservados.