Projeto nas Escolas

Projeto nas Escolas

O Projeto envolve as crianças do 4º e 5º ano de todas as escolas municipais de Garopaba.

O projeto Monitoramento Mirim Costeiro é realizado durante o turno escolar com turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental e engloba sete (07) oficinas alternadas entre atividades em sala de aula e saídas a campo. Após as saídas de campo, a equipe de educadores retorna às escolas para realizar a análise dos resultados obtidos e são produzidos gráficos, desenhos e textos sobre as atividades realizadas.

Monitoramento mirim costeiro nas escolas

O Monitoramento Mirim Costeiro é um projeto de caráter transdisciplinar, que trabalha diferentes conteúdos previstos na grade curricular do 4º e 5º ano de forma interligada. As professoras acompanham as atividades e são incentivadas a utilizar os dados obtidos nas saídas a campo, em trabalhos e projetos que podem desenvolver com os alunos em diferentes disciplinas, como matemática, ciências, geografia, português e artes.

Monitoramento mirim costeiro nas escolas
A metodologia de pesquisa contempla adaptações que englobam aspectos socioculturais e ambientais do contexto de cada localidade a que está sendo aplicada, visando o aprendizado sobre o ecossistema local de maior relevância para a preservação.
Em Santa Catarina, além de monitorarem as praias, as crianças possuem uma saída a campo para o avistamento das Baleias Francas, que chegam ao litoral catarinense durante o período de inverno para reprodução e dar à luz aos seus filhotes.
Monitoramento mirim costeiro avistamento baleia franca
Já no litoral paulista, os Monitores Mirins Costeiros do município de Ubatuba, fazem uma saída a campo ao Parque da Serra do Mar para aprender na prática sobre Bacias Hidrográficas e o Ecossistema de Manguezal.
Monitoramento mirim costeiro avistamento baleia franca

Quer saber mais sobre o MMC?

logo21-a.png

Siga-nos

® MMC 2024. Todos os Direitos Reservados.